quinta-feira, 14 de junho de 2007

Dica de teatro

Grupo Sombrero de Teatro
apresenta
Lamento por Ignacio Sánchez Mejías

O espetáculo é baseado na obra homônima do poeta espanhol García Lorca e fala sobre o mundo das reflexões e dos sentimentos


Escrita e encenada por Zaqueu Machado, a peça teatral Lamento por Ignacio Sánchez Mejías é atração no Teatro Studio 184, todas as quintas-feiras às 21h.
A dramaturgia deste espetáculo é fundamentada, sobretudo, nos quatro poemas de Lorca que integram a peça: “A investida e a morte”, “O sangue derramado”, Corpo presente” e “Alma ausente”.

Sinopse
Este espetáculo é baseado na obra poética homônima do espanhol Federico García Lorca, publicada em 1935, um ano antes do fuzilamento do bardo andaluz de Fuente Vaqueros, na madrugada do dia 19 de agosto de 1936, em Víznar, no alvorecer da Guerra Civil Espanhola. Ao saber do falecimento de seu amigo, o famoso toureiro andaluz Ignacio Sánchez Mejías, ferido gravemente na virilha, durante uma corrida de touros, García Lorca faz uma dolorosa reflexão acerca da efemeridade da existência humana e do perene conflito entre o “mortal” e o “eterno”, potências telúricas que se enfrentam, na cultura andaluza, segundo o universo da tauromaquia, por meio do enfrentamento mítico do homem com o touro. Neste monólogo, o espectador será levado, em função do palco-arena, que aproxima o ator do público, a um espaço e tempo que escapam da percepção comum de realidade, porque o foco é o mundo psicológico das reflexões e sentimentos, além disso, também o figurino leva o espectador a um ambiente indeterminado. A tradução para a língua portuguesa mantém a musicalidade e a dimensão metafórica dos versos originais.

Sobre o Grupo Sombrero de Teatro
Formado por atores da Oficina de Atores Nilton Travesso, sob a direção de Sérgio Milagre, o grupo montou Bodas de Sangue, de García Lorca. O monólogo Lamento por Ignacio Sánchez Mejías é a segunda montagem do Grupo.

Sobre o ator
Zaqueu Machado é formado em Interpretação Dramática pela Oficina de Atores Nilton Travesso. Atuou no Grupo TEIA, em duas montagens: Canto a Vida e à Vida, em 1999, e Irmãos das Almas, em 2000. Como dramaturgo, escreveu O drama de um apaixonado (drama juvenil), As brasileiras (comédia) e A caixa mágica (teatro infantil). Também foi professor e diretor de teatro amador estudantil durante três anos. Como poeta, publicou, em 2003, Tempo Dissoluto, pela Editora Zouk. Professor Mestre em Língua e Literatura Espanhola e Hispano-americana, Zaqueu Machado também atuou nas peças Bodas de sangue, de Federico García Lorca, Boca de Ouro, de Nélson Rodrigues e De Asfalto e Calçadas ou A Lenda do Menino Romeno, de Marcelo Soler.

Serviço:
Grupo Sombrero de Teatro apresenta o espetáculo Lamento por Ignacio Sánchez Mejías
Tradução, adaptação e dramaturgia: Zaqueu Machado
Direção: Sérgio Milagre
Atuação: Zaqueu Machado
Duração: 50 minutos
Datas: Quintas-feiras às 21h00 – Curta temporada
Local: Teatro Studio 184
Endereço: Praça Roosevelt, 184 - Consolação
Preço: R$ 15,00
Ingressos: Compra antecipada às quintas-feiras a partir das 17h no local
Informações: (11) 3259-6940 / E-mail: zaqueumbjr@yahoo.com.br

Informações para a imprensa:

Tierno Press Assessoria
Contatos: Luciana Tierno
Sandra Leny
Tel.: 11 2193-1918 / 9385-4439
E-mail: imprensa@tiernopress.com.br
Site: www.tiernopress.com.br

3 comentários:

james disse...

Bela peça de divulgação.

Todos ao Lorca.

Um abraço.

Igor Cruz - SUBurbano e fudido. disse...

Divulgado.

Anônimo disse...

NÃO TIVE A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR , MAS QUEM VIU DISSE QUE É UM ESPETÁCULO, MORO EM OUTRA CIDADE... MAS QUEM SABE UM DIA ESSA PWÇA NÃO CHEGARÁ AQUI.