sábado, 14 de março de 2009

Stand-up

Esta semana participei de um bate-papo com o Rafael Cortez e o Oscar Filho, na Fnac, sobre a disseminação e o sucesso das comédias stand-up. Fiquei tão interessada no assunto que ontem estreei nas plateias. E virei fã.
O show parece tão simples - afinal, não tem cenário, não tem muleta alguma -, mas é extremamente complexo fazer esse tipo de humor. O artista tem que estar informado sobre a atualidade, senão perde ganchos importantes. Piada pronta não vale. Informação antiga também não. E disseram que uma das regras do show é fazer a plateia rir a cada 15 segundos. Ufa!
Uma inovação que achei bem interessante foi apresentada pelo Ben Ludmer. Ele mistura stand-up com mágica. A fórmula deu muito certo.
A blogueira Rosana Hermann também estreou ontem. Nos palcos. Ela foi convidada pelo Bruno Motta e mandou muito bem. Segurou uns 20 minutos de show e fez a plateia rir bastante. Eu sou suspeita porque gosto muito do trabalho da Rosana, há anos (bem antes do Pânico e da Band).
Para quem estiver a fim de assistir um show desses, em São Paulo sei de dois lugares que abrigam stand-up bacanas: Memphis e Teatro Folha.
Vale a pena e não são programas caros.

6 comentários:

Igor Cruz disse...

Carol, eu adoro standup. Gosto tanto que tenho até uns textos escritos pra isso, mas, estou procurando um jeito de eles conhecerem o mundo... rs - Não gosto muito do Bruno Motta, acho que o Danilo Gentili é bom, mas exagera às vezes... e o Rafinha Bastos claro, com suas expressões únicas, contorcem os abdômens dos mais ríspidos. Mas sabe, eu só conheço pelo youtube... rs

Carol Rocha disse...

Prefiro o humor do Gentile ao Rafinha Bastos. O Gentile é mais politizado. O Rafinha se baseia em piadas bobas...
O Bruno eu não conhecia, mas gostei do humor dele.
O Oscar Filho é bem melhor pessoalmente do que nas matérias do CQC. Ele cobre muito as celebridades na TV, o que na minha opinião é um desperdício de talento.
Mas stand-up é muito divetido mesmo.
beijo!

Rê Ruffato disse...

Oi Carol, boas dicas, e adorei saber da Rosana. Ela foi minha chefe por alguns anos, sou fazona...
beijos

Carol Rocha disse...

Oi, Rê! Não sabia que a Rosana tinha sido sua chefe. Ela é muito boa, muito rápida nas sacadas, muito engraçada. Gosto muito do trabalho dela. Mas nos bastidores. Não no Atualíssima com o Leão Lobo. rs

Dehli disse...

Carol, vá no Clube da Comédia Stand Up e no Bar Ao Vivo. Ambos as segundas-feiras!

Bruno Romano disse...

Quel legal que vc foi ver Stand up Cá, te falei há um tempo sobre isso né...

O Ben é foda, já me apresentei com ele aqui em Recife, muito massa, engraçadíssimo e um super mágico.

Dos citados aí, o Oscar é bom pakas, o Danilo é hilário tb... Vale a pena conhecer ainda o Marcelo Adnet, esse sim é um overdose de riso... Ele faz parte do Comédia Ao Vivo, tem show semanal, EU INDICO!!

Bjs.